sexta-feira, 31 de março de 2017

A Surdez, o papel da família


A família é de extrema importância para a formação do indivíduo, dá-se em casa os primeiros passos para o desenvolvimento natural e social do ser humano. Os pais têm consigo a responsabilidade de inserir seu filho a um grupo social, onde este deve ter suas primeiras experiências em comunicar-se com o mundo. 

Ao descobrirem que seu filho é surdo, muitos pais sofrem de primeiro momento, um grande susto. Logo em seguida percebem que há muito o que se aprender para garantir qualidade de vida para seu filho, buscando informações sobre a surdez. Ensinar a ele a comunicação com os demais é sempre uma missão complexa que exige tempo e boa vontade. O surdo não deve ser visto como limitado, a deficiência não é um problema da pessoa que não ouve, mas sim de quem a vê. Assim, os pais devem inserir desde muito cedo a linguagem de sinais na vida de seu filho, a LIBRAS deve ser a forma de mostrar à ele que têm sua própria língua e com ela o poder de comunicação natural. 

Caminhando lado a lado com a família, vem a escola, que deve oferecer a este o suporte para manter sua identidade diante dos demais. A criança que encontra na família e na escola a base necessária para continuar a aprender, desenvolve autoconfiança e o mais importante, sente-se amada e acolhida, tendo uma melhor percepção sobre si mesma e sobre suas diferenças, tornando-se mais felizes e tendo o prazer em conhecer o mundo como parte dele.

A falta de comunicação entre pais e filhos, que sejam deficientes auditivos, pode acabar gerando problemas psicológicos, problemas familiares, desconforto e até mesmo exclusão social, já tratada no post anterior. 

Referência: http://www.webartigos.com/artigos/os-desafios-na-comunicacao-entre-os-surdos-e-a-familia/31113/

Nenhum comentário:

Postar um comentário