sexta-feira, 31 de março de 2017

Ordem das Palavras e Estrutura da Frase em Libras



Dependendo do grau de surdez, um deficiente auditivo pode pensar a partir de uma língua falada, se por exemplo essa pessoa nasceu ouvinte e aprendeu sua língua materna. Agora, se essa pessoa já nasceu com a deficiência, essa pessoa vai passar a pensar a partir da língua de sinais que lhe foi ensinada. E assim como outras línguas faladas, Libras também apresenta uma estrutura com as palavras.

Uma estrutura básica é a sequência: Sujeito – Verbo – Objeto, e é usado em frases com certa iconicidade (semelhança existente, em certos signos linguísticos, entre a forma e a coisa representada, o que ocorre em onomatopeia e palavras onomatopaicas. Exemplo: Garota livro colocar na mesa (Um falante normalmente diria “Garota, coloque o livro na mesa”).

Observação: Nessa sequência, o sujeito e/ou objeto podem ser nulos.

Veja agora 3 exemplos colocando-as tanto nas formas 
Sujeito – Verbo – Objeto, Sujeito – Objeto – Verbo e Objeto – Sujeito – Verbo. A concordância verbal é algo que gera mudanças na ordem da frase.
1) Para o exemplo “Garoto assistir TV”, o verbo “Assistir” flexiona com sujeito e objeto. Essa flexão é feita normalmente com olhar e virada de corpo, para demonstrar Garoto e TV em lugares do espaço diferentes. Como existe essa adição de marcas não-manuais, a mudança de ordem fica permitida, talvez incentivada. Se não usarmos nenhuma marca não-manual, a única ordem entendível é a Sujeito – Verbo – Objeto.
2) No exemplo “Menina gosta de futebol”, o verbo gostar não tem concordância. Nessa frase seria bom ter uma cabeça balançando, fazendo sinal de "sim", junto com o sinal de GOSTAR. Se não houver a cabeça balançando, as ordens Sujeito – Objeto – Verbo e Objeto – Sujeito – Verbo estão erradas.
3) O exemplo “Garota gosta Maria”, só é gramaticalmente correto em Sujeito – Verbo – Objeto. Nas outras ordens as duas meninas viram sujeito, então só serviriam para dizer que as duas meninas gostam de algo. Isso ocorre porque o sujeito e objeto são reversíveis, Garota poderia ser o sujeito e a Maria o objeto. No entanto, isso não ocorre com Menina e Futebol.

As estruturas Verbo – Objeto – Sujeito, Objeto – Verbo - Sujeito e Verbo – Sujeito - Objeto não são permitidos.
Para orações subordinadas que fazem o papel de objeto, elas podem vir tanto na forma Sujeito – Verbo – Objeto como na Objeto – Sujeito – Verbo.

Além dessas observações, existem diversas regras de estruturação para o uso correto da Língua de Sinais, porém essas são as principais para seu entendimento.

Referências: http://porsinais.blogspot.com.br/2013/01/aspectos-estruturais-da-libras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário